História do Clube

Retrospectiva Histórica

Sport Club Mackenzie e sua fundação

Século XX, início da segunda década. Um grupo de jovens, amantes do futebol de campo, resolve fundar um clube, denominado “Odeon Futebol Clube”, cuja primeira sede provisória foi uma das dependências da residência de Dona Maria Amélia, viúva do general Xavier de Brito e mãe dos fundadores Dário Augusto Xavier de Brito e Floriano Peixoto Xavier de Brito. A data: 1º de Junho de 1912.
Situada no bairro de Todos os Santos, no Rio de Janeiro, Capital federal – Rua Getúlio, nº. 153 -, a residência de Dona Maria Amélia, era utilizada pelos rapazes, para guarda de materiais e para que realizassem reuniões para tratarem de assuntos relativos ao clube. O Odeon ocupava um terreno, como campo, na mesma rua, quase em frente a sua sede.
Eram poucos os associados do Odeon F.C. Além de Dário e Floriano, eram mais José Rebello Leite, Tobias Rebello Leite, Antônio de Mello Catalão, Floriano Lopes Rodrigues, Alfredo José Ribeiro, Jayme Pinto Ribeiro, Mathias Pinto Ribeiro e alguns outros, sendo a presidência exercida por José Rebello Leite.
Eram esses jovens que capinavam o terreno – completamente desnivelado – onde jogavam futebol. As camisas do clube eram brancas, com as iniciais O.F.C., em verde.
O Odeon não possuía Estatuto, nem tão pouco regulamentos, sendo a improvisação uma constante em sua vida.
Em face a tantas dificuldades, reunidos numa festa de aniversário, no dia 14 de Março de 1914, um sábado, na residência de Dona Maria Amélia, os associados decidiram que no dia seguinte iriam dissolver o Odeon F.C. e fundar um novo clube, que melhor atendesse aos anseios de seus sócios.
E assim, no dia 15 de março de 1914, os jovens se reuniram, dissolvendo o Odeon F.C. e fundando um novo clube, ainda sem nome.
Não ocorria a nenhum dos jovens um nome para o clube recém fundado. Foi quando um deles – Benjamim Blume – lembrou-se da tradicional instituição paulista de ensino, “Mackenzie College”. Sugeriu o nome àquela assembléia, presidida por Dário Augusto Xavier de Britto – primeiro presidente da agremiação – e o nome Sport Clube Mackenzie – homenagem ao educandário paulista – foi aceito por unanimidade, sendo escolhidas as cores roxo e branco, para representá–lo.
E assim, nascia o Sport Club Mackenzie, uma agremiação que o tempo haveria de projetar como um grande clube, no cenário esportivo nacional. Com a escolha do nome, foi realizada, imediatamente, a eleição da primeira Diretoria, assim Composta:
Presidente: Dário Augusto Xavier de Britto
Vice-Presidente: Benjamim Blume
Secretário: Floriano Peixoto Xavier de Britto
Tesoureiro: Floriano Lopes Rodrigues
Diretor de Esporte: José Rabello Leite Júnior
Fundava-se assim, em 15 de março de 1914, no então Distrito Federal, a Rua Getúlio, nº. 153, o Sport Clube Mackenzie.